O Embaixador da Itália em Moçambique, Gianni Bardini, efectuou na sexta-feira última (30 de Junho), uma visita de trabalho à sede da Agência do Zambeze, na Cidade de Tete.
Segundo Gianni Bardini a visita tinha como objetivo conhecer melhor as áreas de actuação da Agência do Zambeze e explorar áreas de cooperação.
“Tínhamos a impressão de que a Agência do Zambeze era uma instituição muito especial. Agora temos a certeza”- disse o chefe da diplomata sublinhando “vermos onde podemos trabalhar juntos”.
O representante do Governo italiano em Moçambique agradeceu ainda disponibilidade da Agência do Zambeze para colaborar na implementação de projectos, no Corredor da Beira, com financiamento italiano, fazendo alusão a equipamentos de resiliência climáticas a zonas afectadas pelo ciclone Idai que fustigou a zona centro do país (Tete, Manica, Sofala e Zambézia) em 2019.
Na mesma ocasião, Roberto Albino, referiu que, ao longo dos 13 anos desde a sua criação, à Agência do Zambeze tem investido, com destaque para o desenvolvimento de competências, a modernização da agricultura, a intervenção em cadeias de valor, as linhas de financiamento e a mobilização de recursos.
Para o Director-geral da Agência do Zambeze, a aproximação com o governo italiano visa criar oportunidades para parcerias “desde a promoção da produção agrícola, o agro-processamento, a industrialização, até ao apoio a pequenas e médias empresas”.
Refira-se que a visita do chefe da diplomacia italiana em Moçambique, ocorreu no dia em que a Agência do Zambeze celebrava o 13º aniversário de criação como uma entidade com a missão de promover o desenvolvimento sócio-económico da região do Vale do Zambeze.