Foi lançado ontem, no Distrito de Mocuba, na Província da Zambézia, a III Edição do Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (FCID).
A III edição do FCID, avaliado em 15 milhões de dólares norte-americanos, insere-se no Projecto de Ligações Económicas para a Diversificação (CONECTA NEGÓCIOS), um programa do Governo de Moçambique, com o apoio do Banco Mundial, sob a coordenação da Agência do Zambeze.
O FCID destina-se melhorar o acesso das Pequenas e Médias Empresas (PME’s) aos mercados, através de investimentos públicos e privados complementares na Região do Vale do Zambeze (sob coordenação da Agência do Zambeze) e no corredor do Norte (sob coordenação da Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte).
A cerimónia de lançamento do FCID decorreu no Centro de Negócios de Mocuba e foi dirigida pelo Governador da Província da Zambézia, Pio Matos e contou com a presença do Director-geral da Agência do Zambeze, Roberto Albino, um representante do Banco Mundial, Laurent Olivier, representantes do sector privado das províncias da Zambézia, Sofala, Manica e Tete e alguns beneficiários das edições anteriores.
Ainda no mesmo evento, decorreu uma feira de exposição de produtos e potencialidades nacionais e estrangeiros.