A Secretária de Estado da Província da Zambézia, Judith Mussacula, efectuou recentemente, na Cidade de Quelimane, uma visita à Incubadora de Negócios Ryzagro, financiada pela Agência do Zambeze.
A missão da governante visava inteirar-se do funcionamento das instituições tuteladas pelo Ministério da Economia e Finanças (MEF) nomeadamente, Alfandegas, Autoridade Tributaria.
Na Incubadora de Incubadora de Negócios, Secretária de Estado interagiu com as empresas incubadas, que manifestaram satisfação em torno do processo de aprendizado.
Os incubados frisaram a notória melhoria das suas actividades empresariais com a adesão a esta iniciativa, tendo destacado o auxílio na formalização e legalização das suas empresas, capacitações e assessoria empresarial visando o desenvolvimento, crescimento e sustentabilidade a merce dos conhecimentos adquiridos.
A representante do Estado na Província da Zambézia mostrou-se satisfeita com a iniciativa tendo apelado para a necessidade de continuar aprimorar os mecanismos de assistência multissectorial, de modo que haja complementaridade nos processos de formalização processual (legalização e registo das empresas em regime de formação ou existentes).
Judite Mussacula recomendou a maior divulgação das oportunidades de financiamentos (janelas de créditos) e seus mecanismos/critérios de como a facilitar o acesso as empresas incubadas.
Recorde-se que a Incubadora de Negócios de Quelimane foi criada com o propósito de prestar assistência técnica diversificada, as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), facilitando acesso a infraestruturas básicas, nomeadamente: espaço, equipamento, comunicação e outros meios necessários para a sustentabilidade das iniciativas.
Até aqui a Ryzagro já incubou 24 MPMEs, sendo 10 na primeira edição e 14 na segunda edição com maior enfoque para empresas que actuam na cadeia de valor de arroz (gestores de unidades de processamento de arroz) e de outras áreas agrícolas.