Visita delegação da Embaixada dos Reino dos Países Baixos (Holanda)

Agência do Zambeze > Notícias > Visita delegação da Embaixada dos Reino dos Países Baixos (Holanda)

Uma delegação da Embaixada dos Reino dos Países Baixos (Holanda) encontra-se em visita de trabalho a Província da Zambézia com o objectivo de fazer o acompanhamento dos projectos apoiados por forma a dinamizar o desenvolvimento socioeconómico e inclusivo do Vale do Zambeze, decorrentes da parceria com a Agência do Zambeze.

Segundo o programa, a comitiva dos Países Baixos trabalhará nos Distritos de Mocuba, Namacurra, Nicoadala e Quelimane onde deverá escalar alguns beneficiários de iniciativas em curso nesta parcela do Vale do Zambeze.

No Distrito de Mocuba, os representantes da Embaixada visitaram alguns beneficiários do Financiamento ao Agronegócio e Empreendedorismo (FAE) com destaque para as cadeias de valor de avicultura e mel.

A comitiva deslocou-se ainda as instalações da Faculdade de Engenharia Agronómica e Florestal (FEAF) da Universidade Zambeze e do Instituto Agrário de Mocuba (IAM) com o intuito de inteirar-se da aplicabilidade dos equipamentos e meios disponibilizados pela Agência do Zambeze a margem do Programa de Desenvolvimento de Competências Técnicas e Profissionais.

Já no Distrito de Namacurra, a delegação escalou o Centro de Alto Rendimento (CENAR) gerido pela Empresa Macuze Agricultura Moderna onde de interagiu com o gestor e alguns jovens incubados. Igualmente, foram visitados beneficiários do FAE, da cadeia de valor do arroz e o Banco Comunitário de Sementes.

No dia de ontem (quarta-feira 20.10) a equipa trabalhou no Distrito de Nicoadala, interagindo com beneficiários do PROITTA e o gestor da unidade de processamento de arroz Tia Ruquia.

A missão conta com a participação de quadros da Agência do Zambeze, nível central e da delegação da Zambézia. Refira-se que a Agência do Zambeze está implementar, com suporte do Reino dos Países Baixos, o Programa Apoio ao Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável do Vale do Zambeze com o objectivo de melhorar o ambiente de agro- negócios, aumentar a comercialização e agro-processamento de modo a incrementar os níveis de produção e produtividade agrícola, a gestão sustentável de recursos naturais e melhoria do meio ambiente.