Investigação e Inovação Científica no Vale do Zambeze

Agência do Zambeze > Notícias > Investigação e Inovação Científica no Vale do Zambeze

À Agência do Zambeze investe 7.500.000,00 Mt (sete milhões e quinhentos mil meticais) para incentivar o desenvolvimento da investigação e inovação cientifica e tecnológica em diferentes áreas na região.

Segundo o Director-geral (DG) da Agência do Zambeze, Roberto Albino, que falava ontem, na Cidade de Tete, no decurso do 1° Fórum Regional de Investigação e Inovação Científica no Vale do Zambeze, o montante, será desembolsado, em jeito de premiação, a cinco candidatos que apresentaram melhores projectos de desenvolvimento, com valores que variam até 1.500.000,00 Mt (Um milhão e quinhentos mil meticais).

Para Roberto Albino, o fórum de investigação e inovação científica de “ facilita o estimulo a investigação cientifica ao nível da região” –  trazendo “ soluções viáveis aos problemas das comunidades na região do Vale do Zambeze”.

O DG da Agência do Zambeze frisou que, participaram desta primeira edição do fórum de investigação e inovação cientifica, 26 investigadores e inovadores (Tete – 09, Manica – 06, Sofala – 02, Zambézia – 06 e outras províncias – 03).

A Secretária de Estado da Província de Tete, Elisa Zacarias, que dirigiu o evento, referiu que esta iniciativa contribui para produção de conhecimentos pelos cientístas, investigadores, inovadores, docentes e estudantes visando a resolução de problemas que enferma a população da região do Vale do Zambeze.

Sobre a Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação, que decorreu no mesmo local, Elisa Zacarias frisou que é um espaço ” onde os vários autores têm a oportunidade de expor ao público o conhecimento científico, criação de produtos e inovações  tecnológicas”.