A Governadora da Província de Manica, Francisca Tomas, lançou no dia 20 de Novembro último, na Vila de Catandica, Distrito de Báruè, a III campanha de comercialização de líchia.
Durante o evento, Francisca Tomas procedeu ao lançamento de uma linha de comercialização da líchia e fez entrega de meios circulantes composto por dois camiões de cinco toneladas, quite de colheita deste fruto para Cooperativa de Frutas de Báruè e 04 motorizadas aos Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE) de Báruè e Vanduzi ( sendo 2 cada), por forma a garantia da assistência técnica aos produtores, segundo explicou a governante.
A produção de líchia em Báruè conta com o impulso da Westfalia, beneficiária da 1a edição do Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (FCID), um instrumento do Governo moçambicano, com o apoio do Banco Mundial, sob a coordenação da Agência do Zambeze.
A intervenção do FCID, no projecto da westfalia, num montante estimado em 74 milhões de meticais, permitiu a montagem de sistema de rega com capacidade de irrigar 337 hectares, fornecimento de fertilizantes, mudas, treinamento em boas práticas de produção de lichia e que levou a atribuição de certificação em global gap.