A Governadora da Província de Manica, Francisca Domingos Tomas, entregou ontem, no Distrito de Vanduzi, equipamentos e insumos agrícolas.
Os equipamentos e meios foram disponibilizados pela Agência do Zambeze âmbito do seu plano de intervenção para 2a época da campanha agrária 2023/24, nesta província, visando reduzir os impactos dos fenómenos extremos (ciclones, seca e cheias) e a sua influência nos níveis de produção e produtividade.
A Governadora entregou seis (6) Kits de motobombas (4, 5 e 6 polegadas); três (3) pivôs centrais com a capacidade de irrigação de até
30 ha cada; quatro (4) cheques a igual número de MPME’s no valor global de 8.2 milhões de meticiais no âmbito do Financiamento ao Agronegócio e Empreendedorismo (FAE Emergência); kits de insumos agrícolas.
Francisca Tomás referiu que os equipamentos e meios “ vão, certamente, contribuir para a recuperação da campanha agrícola 2023/24 através da sementeira da 2a época”.
A dirigente avançou que a campanha agrária (2023/24) tem sido afectada por eventos calamitosos, com realce para o fenómeno El Nino, caraterizado pela escassez de chuvas (nalguns pontos) ou excesso (noutros) que poderão impactar nos níveis de produção da 1a época.
O evento decorreu à margem do Lançamento da Campanha e Fórum Provincial de Comercialização Agrícola 2024/2025.
Na ocasião, decorreu, simultaneamente, uma feira de exposição de produtos e serviços agrícolas e não só.