Treinamento de 40 operadores de máquinas agrícolas (tractores e alfaias) em Tete

Agência do Zambeze > Notícias > Treinamento de 40 operadores de máquinas agrícolas (tractores e alfaias) em Tete

Decorreu, recentemente, nas instalações dos Serviços Cívicos de Moçambique (SCM), na Cidade de Tete, um treinamento de 40 operadores de máquinas agrícolas (tractores e alfaias) da Província de Tete.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela Agência do Zambeze, enquadrada na implementação do Programa de Mecanização Agrária no vale do Zambeze (PROMAG) com vista a preparar a campanha de mecanização agrária que se avizinha, segundo avançou Adamuge Cebola, coordenador do PROMAG.

No total, espera-se que o treinamento beneficie cerca de 200 operadores de máquinas agrícolas, por meio de sessões de treinamento ao nível das Províncias de Tete, Manica, Sofala e Zambézia.

“O objectivo é de fazer a reciclagem dos antigos operadores incluído a capacitação de novos operadores que irão  garantir a operacionalização dos equipamentos agrícolas, com impactos imediatos sobre a melhoria da eficácia e eficiência na prestação de serviços de preparação do solo e outras operações mecanizadas para o aumento da produção e produtividade agrária”- explicou Cebola.

O coordenador do PROMAG destacou ainda a integração dos Serviços Cívicos de Moçambique neste processo, à luz do memorando de entendimento celebrado entre as instituições em 2020 visando promover e fortalecer actividades económicas das unidades produtivas e dos centros de formação profissional.

“ *Este memorando, com o SCM, já permitiu o reforço da capacidade de produção e irrigação através da alocação de 03 tratores, 03 charruas, 03 grade, 03 aterrados, 01 sistema de rega para 02 hectares, revitalização de um furo de água incluindo o treinamento de 09 operadores para as unidades de produção de Chingodzi (cidade de Tete), Tsangano e Angónia (Domue), num investimento na ordem de 9 milhões de Meticais”- concluiu o coordenador do Programa.