Subvenção para o financiamentos de projectos (FCID II)

Agência do Zambeze > Notícias > Subvenção para o financiamentos de projectos (FCID II)

A Secretaria de Estado na Província de Sofala, Cecília Chamutota, dirigiu hoje, na Cidade da Beira, a Cerimónia de Assinatura de Acordos de Subvenção para o financiamentos de projectos da II Edição do Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (FCID).

A II Edição do FCID está enquadrado no Projecto de Comércio Conectividade da África Austral (PCCAA), com recursos do Banco Mundial. É implementado sob a coordenação do Ministério dos Transportes e Comunicações e a Agência do Zambeze com o objectivo estimular a actividade do sector privado ao longo de corredores específicos de Moçambique e do Malawi, reduzindo os custos de comércio e o tempo, aumentando o desenvolvimento das cadeias de valor e melhorando o acesso a infraestruturas.

Na cerimónia de hoje foram assinados um total de 11 contractos para o financiamento de igual número de empresas que actuam na Região do Vale do Zambeze e no Corredor de Nacala num valor estimado em 8 milhões de dólares norte-americanos.

Falando no evento, a Secretaria de Estado na Província de Sofala considerou o FCID como sendo mais uma contribuição do Governo para criar bases de apoio ao sector privado nacional e de integração de pequenos produtores na cadeia de valor. 

“ As acções realizadas através desta plataforma impulsionam o crescimento económico e a produtividade assim como a geração de emprego sustentada pelo pressuposto de que o crescimento, a criação de riqueza e a redução das desigualdades são a base para o desenvolvimento económico e social, tendo o sector privado, como um sector incontornável para esse desiderato”- referiu Cecília Chamutota.

Chamutota manifestou a expectativa (do Governo) de que, nesta II Edição, se possa “ incrementar os níveis de produção e produtividade; aumentar e melhorar o acesso a mercados preferenciais, sobretudo, dos produtos  agrícolas è pesqueiros; tirar maior proveitos das zonas onde os projectos estão inseridos fortalecendo as micro empresas no meio rural”.

A cerimónia de Assinatura de Acordos de Subvenção contou com a presença do Secretario Permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações, do Director Geral da Agência do Zambeze, do PCCA, representantes do sector privado, representantes dos beneficiários das subvenções das províncias de Sofala, Manica, Tete, Zambézia, Niassa.