O Director Geral da Agência do Zambeze considera o Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (FCID) um mecanismo de apoio significativo ao nosso sector privado, tendo em conta que se trata de uma subvenção comparticipada em 20%.
“ Nesta II Edição do Fundo Catalítico, financiamos empresas em valores que variam entre 587 mil e 750 mil dólares” – disse Roberto Albino explicando que “ é um apoio significativo ao nosso sector privado, tendo em conta que se trata de uma subvenção comparticipada em 20%”.
O Director Geral da Agência do Zambeze avançou que os 11 sub-projectos aprovados nesta edição, orçados em cerca de 8,5 milhões dólares norte- americanos, vão beneficiar 11 empresas e mais de cinco (5) mil pequenos produtores, nas províncias de Tete, Manica, Sofala, Zambézia e Niassa.
O dirigente explicou ainda o FCID é um fundo competitivo de subvenções comparticipadas, orientado pela procura, com um processo de selecção baseado em evidências que demonstrem práticas de negócios com benefícios para os pequenos produtores e micro, pequenas e médias empresas (MPME’s).
“ É uma plataforma de financiamento às iniciativas do sector privado, com uma abordagem de ligações empresariais inclusivas com potencial para incrementar o comércio com o Malawi” – sublinhou Roberto Albino na sua intervenção na cerimónia de Assinatura de Acordos de Subvenção para o financiamentos de projectos da II Edição do Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (FCID) que teve lugar hoje na Cidade da Beira.