Decorreu, entre os dias 12 a 15 de Fevereiro corrente, um trabalho de avaliação de 28 potenciais produtores dos Distritos de Cahora Bassa e Marara que podem beneficiar-se do apoio do Projecto de Produção Orientada para o Mercado no Vale do Zambeze (PROMEZA).
A actividade foi desenvolvida por equipa multissectorial constituída por técnicos da Agência do Zambeze, HUB e dos Serviços Distritais de Actividades Económicas de Cahora Bassa e Marara.
Em Cahora Bassa, foram visitados, em Chitima, 17 produtores sendo dez agricultores e sete avicultores. No Posto Administrativo de Boroma, em Marara, a equipa trabalhou com 11 Produtores dos quais sete agricultores e quatro avicultores.
O PROMEZA, financiado pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa em coordenação com a Agência do Zambeze, visa assegurar a produção comercial e disponibilidade regular de produtos agrários na região, contribuir para redução das importações através da melhoria quanto e qualitativa da produção local.
O projecto está avaliado em cerca de 120 milhões de meticais e prevê financiar iniciativas que variam de 500 mil a 5 milhões de meticais nas áreas de produção de hortícolas, leguminosas, frutas e criação de animais de pequeno porte nas Províncias de Tete (Cahora Bassa e Marara) e Manica (Vanduzi).