O Governador de Tete, Domingos Viola, dirigiu na última sexta-feira (6 de Maio), na sala de Sessões do Conselho Executivo Provincial, um encontro de preparação para o II Fórum dos Governadores da região centro do país (Tete, Manica, Sofala e Zambézia), a decorrer de 19 a 21 de Maio corrente, na Vila de Songo, Distrito de Cahora Bassa.
O encontro, que juntou diversos representantes do governo, do sector privado e outras organizações não governamentais, tinha por objectivo disseminar informação sobre o evento, bem como harmonizar alguns aspectos organizacionais internos, recomendar para uma representação activa da Província visando firmar parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento económico e social desta região, que abrange o Vale do Zambeze.
Falando na ocasião, Domingos Viola, referiu que o fórum regional figura como uma oportunidade para os empresários locais venderem os seus produtos e serviços bem como explorarem oportunidades de firmar parcerias com empresários de outras províncias.
“ Os nossos empresários (Tete) precisam ser mais agressivos a vender os seus produtos e serviços”- apelou o dirigente, referindo-se ao facto de a província acolher representantes de Manica, Sofala e Zambézia, além outras organizações nacionais e internacionais.
Durante os três dias de realização do evento, está prevista a realização de encontros de negócios (B2B), conferência regional e visitas ao longo da albufeira de Cahora Bassa.
Refira-se que, II Fórum dos Governadores da região centro do país contará com o apoio da Agência do Zambeze, uma entidade criada pelo Governo Central com a missão coordenar a promoção de iniciativas que concorrem para dinamização do desenvolvimento socioeconómico da região do Vale do Zambeze e contribuir para o rápido crescimento do país.