A Agência do Zambeze e a UN-Habitat discutiram a possibilidade de firmar parceria no domínio de ordenamento do território e do desenvolvimento socioeconómico local.
O ensejo foi manifestado num encontro entre representantes das duas instituições realizado hoje na sede da Agência do Zambeze (na Cidade de Tete).
O Director dos Serviços de Estudos e Análises Estratégicas (SEAE), José Cardoso, explicou que figura, numa das atribuições do mandato da Agência do Zambeze, o apoio aos governos nas componentes de ordenamento territorial e do desenvolvimento sócio-económico local.
“Estamos apoiar aos governos a implementarem planos de pormenor” – mencionou José Cardoso sublinhando a implantação de infraestruturas de “água e energia que contribuirão para o alcance de muitos objectivos de desenvolvimento sustentável, tornando as vilas sustentáveis”.
Já Ludovica Sodomaco, representante da UN-Habitat, que manifestou a abertura em colaborar com a Agência do Zambeze considerou “muito interessante o trabalho que vocês fazem (referindo-se à Agência do Zambeze)”.
“Estamos interessados em trabalhar e criar parceria” – disse a representante da UN-Habitat referindo-se a disponibilidade de apoiarem tecnicamente nesta matéria.
O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat) é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) dedicada a promoção de vilas e cidades sociais e ambientalmente sustentáveis.