Uma delegação técnica da República do Malawi trabalha em Tete, entre os dias 23 e 24 de Maio, com objectivo colher a experiência (da contraparte moçambicana) na implementação do Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (FCID).
Nos dois dias, a missão malawiana trabalhou nas instalações da Agência do Zambeze onde manteve encontro com o Diretor-geral, Roberto Albino e responsáveis do Comité de Gestão do FCID.
De acordo com Roberto Albino o FCID vem responder o desafio de fortalecer as capacidades do sector e assegurar a integração dos pequenos produtores.
“ É preciso ter um setor privado forte e disponível para trabalhar com os pequenos produtores e as micro e pequenas empresas” – referiu o Director-geral, sublinhando “Temos que fortalecer o setor privado, financiando-o”.
Os Governos de Moçambique e do Malawi estão a implementar, com o apoio do Grupo Banco Mundial, o Projecto de Comércio e Conectividade da África Austral (PCCAA) com o objectivo de estimular a actividade do sector privado ao longo de corredores específicos de Moçambique e do Malawi.
Durante a estadia em Moçambique, a missão malawiana tem agendado visita de empreendimentos e instituições públicas e privados, beneficiários de projectos da primeira edição do FCID nas províncias de Tete, Manica, Nampula e Niassa.