O Governador da Zambézia, Pio Matos, procedeu hoje, no Distrito de Nicoadala, a entrega de cinco ceifas debulhadoras de arroz e quatro camiões de 10 toneladas.
Os equipamentos foram disponibilizados pela Agência do Zambeze com o objectivo de assegurar maior disponibilidade de arroz no mercado e renda nos produtores.
Segundo o Director-geral da Agência do Zambeze, Roberto Albino, a iniciativa visa contribuir para a industrialização do arroz através da introdução de meios tecnológicos que reduzem o tempo e perdas pós colheita, garantindo maior disponibilidade do produto no mercado.
“ Com isso queremos assegurar maior renda para produtores. Queremos maior disponibilidade de produção do arroz nacional”- referiu Roberto Albino sublinhando o desafio de reduzir os níveis de importação deste cereal.
Por sua vez, o Governador Pio Matos desafiou aos produtores a aproveitarem as oportunidades disponibilizadas pelo Governo, através da Agência do Zambeze.
“ O objectivo destes equipamentos é de alavancar a nossa capacidade de processamento de arroz em menos tempo ” disse o dirigente.
“Temos de mudar a mentalidade, aperfeiçoar a nossa forma de trabalhar para termos o arroz mais barato e ganharmos tempo”- destacou o governador da Zambézia.
Retira-se que à Agência do Zambeze já investiu, de 2018-2023, cerca de 574 milhões de meticais na cadeia de valor de arroz.