Implementação de plano do pormenor Localidade de Nkantha, Tete

Agência do Zambeze > Notícias > Implementação de plano do pormenor Localidade de Nkantha, Tete

Decorre, na sede da Localidade de Nkantha, Posto Administrativo de Mualazi, Distrito de Chifunde, Província de Tete, a implementação de plano do pormenor (PP).

A iniciativa enquadra-se no apoio da Agência do Zambeze, aos Governos Locais, na incorporação das componentes de planeamento e ordenamento do território e do desenvolvimento socioeconómico local.

De acordo com Marcela Tamele, chefe do Departamento Planeamento Físico, nos Serviços de Estudos e Análises Estratégicas, da Agência do Zambeze, a priorização na elaboração e implementação do Plano de Pormenor de Nkantha é sustentada pela localização fronteiriça com Malawi e Zâmbia, associada ao fluxo de investimentos que ocorrem nesta parcela territorial que suscita uma acentuada procura de terra.

Para a técnica da Agência do Zambeze a implementação deste plano vai proporcionar a organização espacial na implementação de múltiplas actividades, evitar conflitos entre diversos actores com interesses no uso e aproveitamento de terra, mitigação de assentamentos informais, bem como contribuir para dinamização do desenvolvimento harmonioso e sustentável da localidade.

“ No plano do pormenor de Nkantha serão demarcados cerca de 650 parcelas destinadas para fins habitacionais, serviços e comércio”- explicou Marcela Tamele, acrescentando que “Esta actividade contempla igualmente a abertura de ruas estruturantes numa extensão de 5 km”

“ No decurso desta actividade, está previsto uma componente de capacitação à um técnico dos Serviços Distritais de Planeamento e Infraestrutura (SDPI) de Chifunde em matérias de implementação de PP e utilização de equipamento topográfico de alta precisão”- disse Tamele.

A implementação deste plano, que conta com apoio técnico e financeiro da Agência do Zambeze, é acompanhada por quadros da Direcção Provincial da Terra e Desenvolvimento Territorial e Ambiental.

Refira-se que, para o presente ano, a Agência do Zambeze previu implementar sete PP nas províncias de Tete (3), Manica (1), Sofala (1) e Zambézia (2).