Crescimento dos Serviços Cívicos de Moçambique

Agência do Zambeze > Notícias > Crescimento dos Serviços Cívicos de Moçambique

O Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, considera que a parceria estratégica com Agência do Zambeze agrega valor no crescimento dos Serviços Cívicos de Moçambique (SCM).

Cristóvão Chume disse ontem (09 de Maio) no Distrito Tsangano, Província de Tete, no decurso do lançamento da campanha nacional de colheita nas Unidades Produtivas dos SCM.

Segundo o ministro da Defesa Nacional, para a presente campanha 2023/24, prevê -se uma colheita recorde, destacando à Província de Tete com 59 hectares de milho, além de hortícolas.

“ A parceria vem agregar valor por isso que o resultado também é melhor (a produção em Tete)”- frisou o dirigente justificando que “ para além da assistência técnica das formas melhoradas para a produção, a Agência do Zambeze tem contribuindo com alfaias agrícolas e com outro tipo de capacidade e conhecimento que nos ajudam em termos de melhor estruturação para entrarmos no negócio da agricultura”

O titular da defesa nacional sublinhou o empenho dos prestadores dos SCM cujo a sua arma hoje é produção contribuindo para a alimentação das forças armadas e o excedente destinado para a comercialização de forma a contribuir financeiramente nas atividades daquele sector.

Já o Delegado da Agência do Zambeze em Tete, Nuno Pinto Novo, confirmou o apoio daquela instituição em equipamentos e meios para melhorar a produção, processamento e reintegração de jovens prestadores dos SCM.

“Estrategicamente, esperamos dotar a instituição em equipamentos, meios para a facilitar o processo de transmissão de conhecimentos para que aumentem as áreas de produção e produtividade e que os formandos (prestadores) possam ser dinamizadores nas suas comunidades após cumprir o seu dever e o seu auto-emprego.

Recorde-se que, em 2023, foi lançado em Tete, o Projecto Reintegração Socioeconomica de Jovems do Vale do Zambeze, numa pareceria entre à Agência do Zambeze, os Serviços Cívicos de Moçambique e o Serviço Nacional Penitenciário.