Cerca de 150 produtores do Distrito de Nicoadala, na Província da Zambézia, beneficiaram ontem, dia 18.07.2022, de uma capacitação em boas práticas agrícolas em ambientes controlados e utilização de tecnologias de irrigação para incrementar a produtividade e produção.
Segundo o coordenador do Programa de Mecanização Agraria no Vale do Zambeze (PROMAG), Adamuge Cebola, esta actividade enquadra-se no Projecto de Invocação e Transferência de Tecnologias Agrárias (PROITA), uma iniciativa da Agência do Zambeze.
De acordo com o coordenador do PROMAG o objectivo é de “mostrar e disseminar na prática a performance alcançada na produção de diferentes hortícolas usando tecnologias de produção em ambientes controlados através de estufas e sombrites, tecnologias de irrigação por aspersão e gota-a-gota movidos a fontes fotovoltaicas e associadas as boas práticas de produção”.
A capacitação decorreu numa unidade de produção de um produtores de referência, Ricardo Manuel César, assistido pela Agência do Zambeze desde 2019.
O evento foi testemunhado por representantes da Direcção Provincial de Agricultura e Pescas da Zambézia, Serviços Distritais de Actividades Económicas, técnicos da Delegação Provincial da Agência do Zambeze, a Multifunções e Serviços, a AQi, Sustenta, K2, Matuel Comercial, entre outros.