Avaliação de potenciais PROMEZA

Agência do Zambeze > Notícias > Avaliação de potenciais PROMEZA

Uma equipa técnica da Agência do Zambeze efectuou, entre 08 e 09 do corrente mês (fevereiro), no Distrito de Vanduzi, Província de Manica, visitas de avaliação de potenciais produtores que podem beneficiar-se de apoio no Projecto de Produção Orientada para o Mercado no Vale do Zambeze (PROMEZA).

No total, foram visitados dez produtores, sendo oito que se dedicam a produção de hortícolas, um produtor de cereais, outro de batata reno e uma avicultora.

O PROMEZA, financiado pela Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB), em coordenação com Agência do Zambeze, visa assegurar a produção comercial e disponibilidade regular de produtos agrários para abastecer a região do Vale do Zambeze e as regiões do país, contribuindo, deste modo para a substituição de importações por produtos nacionais e para a melhoria das condições de vida dos moçambicanos.

O projecto, orçado em 120 milhões de meticais,   prevê financiamentos que variam de 500 mil a 5 milhões de meticais nas áreas de produção de hortícolas, fruteiras, leguminosas e produção pecuária (criação de aves e ruminantes).

O PROMEZA está centrado nos Distrito de Cahora Bassa (Chitima), Marara (Boroma) e Vanduzi (Matsinho).