O sector privado na província de Manica vai exportar para o mercado europeu mais de quatrocentas toneladas de líchia.
A Governadora de Manica, Francisca Tomas,
disse em Sussundenga, no lançamento da campanha de comercialização de líchia, que constitui desafio do Conselho Executivo Provincial potenciar e assistir produtores desta fruta, visando aumentar a produção e produtividade.
Segundo a dirigente pretende-se ganhar destaque, conferindo a Província o estatuto de uma das maiores produtoras e exportadoras desta fruta.
Francisca Tomas defendeu a necessidade de continuar a centrar atenções na promoção da produção de mudas e no fomento a nível do sector familiar, bem como na assistência técnica por forma a obter-se grandes quantidades e qualidade da líchia.
A Governadora desafiou as empresas fomentadoras e as instituições ligadas a investigação agrária para a necessidade de introdução de novas variedades bem como a expansão da produção para os demais distritos com condições agroecológicas favoráveis.
Refira-se que, Agência do Zambeze, através do Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração, apoiou técnica e financeiramente iniciativas que visam incrementar a produção, processamento e comercialização de líchia nesta província.