A Agência do Zambeze partilhou hoje, no decurso da 6a Edição da MOZGROW, que decorre na Arena 3D, em Katembe, Maputo, experiências de apoio a implementação de projectos de reinserção sócio económica de jovens no Vale do Zambeze.
A informação foi apresentada num painel subordinado ao tema: Agricultura como actividade de reinserção sócio económica: cultivando oportunidades e transformando vidas.
O painel contou com a participação do Serviço Cívico de Moçambique (SCM) e o Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP), parceiros na implementação do Projecto de Reintegração Socioeconómica de Jovens na Região do Vale do Zambeze (INTEGRA), orçado em 350 milhões de meticais com duração de 5 anos (2023 – 2027).
Segundo Alcides Nhamatate, chefe de departamento de Assistência Financeira na Agência do Zambeze, o INTEGRA visa, fundamentalmente, garantir a integração de jovens através do reforço de habilidades e desenvolvimento de negócios sustentáveis, com enfoque para reclusos e prestadores do SCM e fortalecer o programa de capacitação para institucionalizar prisões de reabilitação e sistemas de liberdade condicional sensíveis aos jovens na região do Vale do Zambeze.
O representante do SERNAP, Cremildo Nhancololo, destacou que, com o apoio da Agência do Zambeze, o volume de produção cresceu bastante como resultado da alocação de equipamentos agrícolas, empenho dos formadores.
Já Augusto Novo, do SCM, referiu que a parceria com a Agência do Zambeze habilita aos prestadores, possibilidade de levar um kit para iniciar a sua actividade económica.
Estiveram presentes representantes de diversas entidades públicas, privadas que actuam no agronegócio, estudantes, entre outros.