Agência do Zambeze investe 350 milhões de meticais em projecto de reintegração socioeconómica para jovens
Foi lançado hoje, na Cidade de Tete, o Projecto de Reintegração Socioeconómica de Jovens no Vale do Zambeze (INTEGRA) avaliado em 350 milhões de meticais.
O INTEGRA é uma iniciativa da Agência do Zambeze em parceria com o Serviço Cívico de Moçambique e Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP) com o objectivos de garantir a integração de jovens através do reforço de habilidades e desenvolvimento de negócios sustentáveis, com enfoque para reclusos e formandos do serviço cívico e fortalecer o programa de capacitação para institucionalizar prisões de reabilitação e sistemas de liberdade condicional sensíveis aos jovens na região do Vale do Zambeze.
O Projecto tem a duração de cinco anos e prevê abranger 17 unidades das Províncias Tete, Manica, Sofala e Zambézia (abrangidas pela região do Vale do Zambeze) sendo, 10 do SERNAP e sete dos SCM, por meio de intervenções nas áreas de agricultura (hortícolas e cereais), pecuária (avicultura), serralharia, carpintaria e corte e costura.
A Secretária de Estado da Província de Tete, Elisa Zacarias, procedeu a entrega de tractores e os respectivos implementos agrícolas (apoiados pela Agência do Zambeze) aos SCM e SERNAP.
O evento foi testemunhado pelos representantes do Conselho Executivo Provincial; Conselho Representação do Estado na Província; Conselho Empresarial Provincial; quadros da Agência do Zambeze, SERNAP, SCM, alguns reclusos e prestadores de serviços (dos SCM).