1º Lançamento da Campanha de Comercialização da Lichia

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A Governadora da Província de Manica, Francisca Domingos Tomás, dirigiu ontem (15 de Novembro), no Distrito de Báruè, na Província de Manica, o 1º Lançamento da Campanha de Comercialização da Lichia.

Falando na ocasião, a dirigente destacou a lichia como uma das culturas de maior rendimento, o que de alguma forma, poderá posicionar a Província de Manica ao estatuto de uma das maiores produtoras e exportadoras deste fruto.

A cadeia de produção da lichia, em Manica, contou com um investimento de cerca de USD 1 200 000 (um milhão e duzentos mil dólares norte americanos) do Fundo Catalítico para Inovação e Demostração (FCID), uma iniciativa do Governo de Moçambique, através da Agencia do Desenvolvimento do Vale do Zambeze com recursos do Banco Mundial,

O montante destinava-se a melhorar a ligação empresarial entre a maior cooperativa de Fruticultores de Báruè e Westfalia, uma iniciativa privada, com base no estabelecimento de um sistema de rega para beneficiar 200 produtores, irrigando 100 hectares; estabelecimento de um sistema de refrigeração para a conservação da fruta; aquisição de uma máquina para tratamento da casca da lichia; treinamento em gestão de irrigação e certificação em Global e Local Gap; e estabelecimento de um fundo rotativo de fertilizantes.

A Província de Manica prevê, na presente campanha de comercialização da lichia, exportar cerca de 300 toneladas, contra as 151 toneladas do ano de 2020.

Sob o lema “lichia de Manica, Tradicional, Única e Promotora de Agro-negócio”, a cerimónia de lançamento da campanha de comercialização da lichia foi organizado pela da Direcção Provincial da Indústria e Comércio, em coordenação com a Agência de Desenvolvimento do Vale de Zambeze (Agência do Zambeze), e vários actores da cadeia desta cultura.