Pouco mais de duzentas famílias do Posto Administrativo de Nhamassonge-Sede, no Distrito de Guro, na Província de Manica, passarão a beneficiar-se de água e energia eléctrica com a entrada em funcionamento de um sistema integrado de abastecimento de água e energia fotovoltaica.
O empreendimento conta com a intervenção da Agência do Zambeze no quadro do apoio aos Governos Locais no estabelecimento de infraestruturas sociais com o intuito de induzir o desenvolvimento sócio-económico.
A Chefe do Posto Administrativo de Nhamassonge-Sede, considera que o sistema integrado de abastecimento de água e energia poderá melhorar da condição de vida da população.
“ A comunidade vai crescer porque outros (habitantes) deslocam-se a procura de água” – disse Marta João Dafrene explicando que a população percorre cerca de 30km para ir deixar animais próximo ao Rio Luenha incorrendo o risco de roubos e conflito homem fauna bravia (ataques por crocodilo).
“ Com essa água vamos aumentar a criação de gabo bovino e caprino e também vamos construir porque teremos condições de fabricar tijolos para construção de nossas casas”.
De acordo com o Director dos Serviços de Estudos e Análise Estratégicas na Agência do Zambeze, José Cardoso, o sistema integrado de abastecimento de água e energia de Nhamassonge poderá entrar em funcionamento até o mês de Junho próximo.
Dados do governo local estimam que o Posto Administrativo de Nhamassonge conta com cerca de 1500 habitantes.
Refira-se que, na Província de Manica, encontram-se em processo de construção quatro sistemas integrados de abastecimento de água e energia sendo três no Distrito de Guro (no Posto Administrativo de Nhamassonge-Sede, na Localidade de Minga e no povoado de Caberemudi) e um em Báruè (Nhassacara).