A Agência do Zambeze e a Universidade Zambeze (UNIZAMBEZE), assinaram hoje, na Cidade de Tete, um memorando de entendimento visando a implantação de uma Faculdade de Veterinária na zona centro do país (Tete, Manica, Sofala e Zambézia).
As duas instituições engajadas na promoção do desenvolvimento no Vale do Zambeze olham para a formação do capital humano como factor importante para melhoria da competitividade dos produtos nacionais e melhoria da condição de vida da população.
Intervindo na ocasião, o Reitor da UNIZAMBEZE, Bettencourt Capece, considerou que a implantação de uma faculdade veterinária poderá melhorar a assistência aos criadores de animais, considerando à escassez de veterinários em quase todos os distritos da região centro e norte do país.
“É na produção animal onde está o desenvolvimento, a transformação, a melhoria da condição de vida da população e podemos vencer a parte da desnutrição que se observa numa região tão produtiva como a nossa”- referiu o reitor sublinhando que “com o capital humano, nós desenvolvemos, nós transformamos e nós temos futuro”.
Na mesma ocasião, o Diretor-geral da Agência do Zambeze, Roberto Albino, defendeu que esta instituição de ensino poderá melhorar a capacidade de produção e a competitividade dos produtos nacionais.
“Só podemos competir e reduzir a importação se passarmos a produzir com a mesma qualidade que a concorrência ”- disse Roberto Albino, destacando que “isso exige o saber fazer que há de vir desta faculdade de veterinária”.
A escolha da Cidade de Chimoio prende-se ao facto de apresentar um potencial de produção avícola e bovina, aliada a sua localização geográfica que facilita a ligação com a Província de Tete que tem a produção caprina elevada e a Zambézia que precisa de repovoamento pecuário.