Decorreu ontem, na Cidade de Tete, a reunião do Comité Regional Centro do Projecto de Ligações Económicas para a Diversificação (PLED).
O PLED é um projecto do Governo de Moçambique, sob coordenação do Ministério da Economia e Finanças (MEF), através da Agência do Zambeze, com o apoio do Grupo Banco Mundial, com o objectivo de reforçar o desempenho das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME’s) facilitando ligações económicas, avaliado em USD 100 milhões de dólares norte-americanos.
Esta iniciativa prevê fortalecer o desempenho das MPME’s nacionais focalizando no sector de Infraestruturas, Programas de melhoria de qualidade e Programas de desenvolvimento de competências, segundo explicou o Director-geral da Agência do Zambeze.
“É um projecto que visa potenciar as pequenas e médias empresas para que elas possam aproveitar as oportunidades que são geradas pelos megaprojectos que existem nas regiões centro e norte”.
Roberto Albino referiu que PLED prevê capacitar pelo menos 10.000 micro pequenas e médias empresas.
“ o processo da capacitação das pequenas e médias empresas para integrarem-se com os projectos tem três etapas: capacitação em desenvolvimento de competências; qualidade onde se obtém habilidades e pequenos investimentos para certificação seguindo-se a fase de financiamento”- disse Albino.
Sobre o financiamento o Director-geral da Agência do Zambeze garantiu que “ o projecto vai lançar a III janela do Fundo Catalítico para Inovação e Demonstação (FCID) que será o instrumento de financiamento (subsídio comparticipado) para as PMEs.
O PLED abrange as regiões centros e norte. E para alguns tópicos sectoriais com abrangência nacional.
Participaram na Comité Regional Centro do Projecto de Ligações Económicas para a Diversificação representantes do Ministério da Economia e Finanças; representantes do Governador e da Secretária de Estado da Província de Tete; o Administrador do Distrito, os presidentes dos Conselhos Empresariais Provinciais (CEPs) das Organizações da Sociedade Civil; dos Governos Provinciais e das Secretárias de Estado das Provincias de Tete, Manica, Sofala e Zambézia; membros do Comité Regional Centro; membros do Conselho Directivo da Agência do Zambeze; da Unidade de Coordenação do PLED, entre outros.