Cerca de 850 famílias assoladas pela erosão no Distrito de Chinde, na Província da Zambézia, poderão beneficiar de novas parcelas de terra, em locais seguros.
Trata-se de uma actividade inserida nos esforços da Agência do Zambeze no âmbito do apoiocom vista a apoiar, na incorporação das componentes de planeamento e ordenamento do território e desenvolvimento socioeconomico local, em coordenação com o Governo do Distrito de Chinde e a Direcção Provincial de Desenvolvimento Territorial da Zambézia.
De acordo com Marcela Tamele, Chefe de Departamento de Planeamento Físico, na Agência do Zambeze, a actividade consiste na elaboração e implementação do plano de pormenor de Tanque, no posto Administrativo de Chinde Sede, com vista a garantir um assentamento formal, seguro e resiliente da população que está sendo desalojada pela erosão que periga este Distrito.
“ Nesta primeira fase estamos a fazer o levantamento de dados sociais, económicos, biofísicos e topográficos” – disse destacando o processo de “socialização das comunidades benefiárias, agentes económicos, líderes comunitários entre outros, assim como a elaboração da proposta do diagnóstico do plano de pormenor”.
“Estima-se que, na primeira fase, o plano beneficie cerca de 850 famílias residentes nos bairros amarelo e liberdade local onde o processo erosivo é acentuados”- frisou Tamele.