850 famílias assoladas pela erosão no Distrito de Chinde, poderão beneficiar de novas parcelas de terra

Agência do Zambeze > Notícias > 850 famílias assoladas pela erosão no Distrito de Chinde, poderão beneficiar de novas parcelas de terra

Cerca de 850 famílias assoladas pela erosão no Distrito de Chinde, na Província da Zambézia, poderão beneficiar de novas parcelas de terra, em locais seguros.

Trata-se de uma actividade inserida nos esforços da Agência do Zambeze no âmbito do apoiocom vista a apoiar, na incorporação das componentes de planeamento e ordenamento do território e desenvolvimento socioeconomico local, em coordenação com o Governo do Distrito de Chinde e a Direcção Provincial de Desenvolvimento Territorial da Zambézia.

De acordo com Marcela Tamele, Chefe de Departamento de Planeamento Físico, na Agência do Zambeze, a actividade consiste na elaboração e implementação do plano de pormenor de Tanque, no posto Administrativo de Chinde Sede, com vista  a garantir um assentamento formal, seguro e resiliente da população que está sendo desalojada pela erosão que periga este Distrito.

“ Nesta primeira fase estamos a fazer o levantamento de dados sociais, económicos, biofísicos e topográficos” – disse  destacando o processo de “socialização das comunidades benefiárias, agentes económicos, líderes comunitários entre outros, assim como a elaboração da proposta do diagnóstico do plano de pormenor”.

“Estima-se que, na primeira fase, o plano beneficie cerca de 850 famílias residentes nos bairros amarelo e liberdade local onde o processo erosivo é acentuados”- frisou Tamele.